Execução
Materiais e equipamentos:
• Acompanhamento do processo de aquisição de materiais: escolha dos fornecedores, especificação, orçamento, compra e prazo para entrega;
• Acompanhamento do processo de locação de equipamentos previstos no cronograma físico-financeiro, para assegurar o correto prosseguimento da obra, analisando a capacidade da empresa fornecedora em assumir responsabilidade técnica e cumprir com suas obrigações relacionadas à operação e à manutenção dos equipamentos;
• Monitorar o recebimento dos materiais, manuseio e correto armazenamento;
• Monitorar o consumo de materiais e realizar comparativos entre os quantitativos e os custos estabelecidos no orçamento.
Serviços:
• Monitorar o processo de contratação de serviços terceirizados: descrição dos serviços a serem contratados, escolha dos fornecedores com base na sua capacitação técnica e física, orçamento e contratação;
• Avaliação do desempenho dos fornecedores, baseando-se no cumprimento do planejamento físico e no controle da qualidade;
• Supervisionar e controlar a utilização dos equipamentos de proteção individual e coletivos (EPI e EPC) e dispositivos de segurança do trabalho pelos funcionários, conforme Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) de cada fornecedor terceirizado e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) de cada empreendimento;.
Canteiro de obra:
• Acompanhamento da evolução da organização do canteiro da obra de acordo com o cronograma físico do empreendimento, observando: as áreas destinadas à circulação de pessoas, à estocagem de materiais e às centrais de produção.
Controle de produção:
• Avaliação do fluxo dos serviços e existência de interferências entre trabalhos executados pelos diversos fornecedores em reuniões com clientes, fornecedores de materiais e serviços, com periodicidade semanal, quinzenal ou mensal, dependendo da velocidade de execução da obra, complexidade e cronograma físico-financeiro.
• Verificação da tendências de atraso por meio da análise da velocidade de execução dos serviços, estabelecendo metas para cumprir com o cronograma físico sem perda de qualidade;
• Realizar a medição dos serviços concluídos para pagamento dos fornecedores, conforme a sistemática de medição dos serviços estabelecida no PQO - Plano da Qualidade da Obra;
• Apresentação semanal aos clientes de um relatório referente aos valores pagos na semana anterior e previsão para as semanas seguintes, de maneira a permitir o acompanhamento do cronograma financeiro do empreendimento;
• Inspeções periódicas e por amostragem de serviços e materiais, conforme os critérios de inspeção e de aceitação estabelecidos nos procedimentos de execução de serviços (PES) e procedimentos de controle de materiais (PCM), registrando em formulários específicos;
• Ações corretivas necessárias em caso de identificação de falhas e não conformidades.