Laudos Geológicos
Laudos Geológicos - Geotécnicos - Atualmente os laudos geológicos têm sido amplamente solicitados para a realização de novos loteamentos urbanos, em vista que a maioria das cidades exige o mesmo em seu plano diretor. Além dos loteamentos, são usualmente utilizados em áreas que anteriormente foram utilizadas para atividades minerárias, industriais ou depósitos de resíduos sólidos, ou caso ocorra quaisquer tipos de contaminação do solo e/ou agua.
O objetivo dos laudos geológicos é apresentar estudos consistentes para a caracterização geológica e hidrogeológica da área de interesse visando a obtenção do licenciamento ambiental para instalação e/ou funcionamento de empreendimentos destinados à construção de residências e comércios.
Devem ser desenvolvidos estudos geológicos e hidrogeológicos nas áreas onde esteja prevista a instalação de loteamentos e edificações. Empreendimentos localizados às margens de corpos hídricos deverão ter minuciosamente abordadas as respectivas dinâmicas de comportamento das águas locais.
Os estudos ambientais destinados à caracterização geológica e hidrogeológica deverão abordar os arcabouços geológico, geomorfológico, hidrogeológico e geotécnico da área onde pretende-se instalar ou já funcione empreendimento “potencialmente poluidor ou degradador” do solo e das águas superficiais e subterrâneas.
Além dos dados cadastrais da área (localização em mapa, coordenadas UTM, cursos d’água, nascentes, pontos de referência da área de influência direta e indireta), também deverá ser apontada a micro bacia hidrográfica cujo traço de drenagem possa ser potencial receptor da carga poluidora e dados precisos sobre o arcabouço geológico local, notadamente no que se refere à constituição litológica, presença de estruturas, características dos solos. É necessário apresentação de duas seções geológica da área de interesse, descrição da litologia, estrutura, textura e provável mineralogia da rocha (e solo) local. Ao final é importante posicionar-se referente a susceptibilidade à erosão e desmoronamentos.
O laudo geológico é uma ferramenta importante na caracterização física da área, pois este conta com informações relevantes referentes à aptidão do local para a instalação do empreendimento.