Requerimento de áreas

A Pesquisa Mineral é precedida pelo requerimento de pesquisa mineral, pleiteado junto ao Departamento Nacional de Pesquisa Mineral. Esta pesquisa constitui-se em um conjunto de trabalhos de campo e laboratório que visam a determinação de uma jazida e também o seu aproveitamento econômico.
A pesquisa mineral pode ser subdividida da seguinte maneira:


Primeira etapa cujo objetivo é selecionar as áreas de maior interesse, nessa etapa estão englobados serviços como avaliação preliminar do potencial da área, interpretação de fotografias áreas, análise da geologia

local e regional, geoprocessamento das informações e também mapeamento geológico.

A segunda etapa é realizada quando delimitamos nossa principal área de interesse, onde nela serão realizados trabalhos em escala de detalhamento. Nesta etapa são realizadas atividades de mapeamento geológico em detalhe, planejamento e execução de sondagens, caracterização tecnológica de minérios, entre outros.

Na terceira etapa são realizados o cálculo de reservas e também o modelamento numérico, visando assim confirmar o que já tinha sido observado nas etapas iniciais.

De maneira simplificada, é através da pesquisa mineral que pode-se comprovar a existência e a viabilidade de uma jazida, inclusive de areia, saibro, brita e argila. Após a elaboração do relatório de pesquisa mineral será pleiteado junto ao DNPM o requerimento de extração mineral, se for comprovado que a exploração desta jazida é economicamente viável.